Dicas Úteis

DENGUE

Como é o mosquito?
* Escuro e rajado de branco. 
* Menor que um pernilongo comum.
* Pica durante o dia.
* Se desenvolve em água parada e limpa.

COMO TRATAR ?
A primeira coisa a fazer assim que a pessoa apresentar mal estar é procurar um médico. Geralmente o tratamento é feito à base de repouso e reposição de líquidos. Assim, a pessoa contaminada deve tomar muita água, sucos e ingerir frutas e verduras frescas. Para dor e febre, tome um analgésico/antitérmico à base de paracetamol, mas sempre com indicação médica. Evite medicamentos à base de Ácido Acetilsalicílico, como aspirina e AAS, pois essa substância pode agravar os sintomas da doença.

O QUE É A DENGUE ?
A dengue é uma doença viral transmitida por um, o Aedes aegypti. Existem os tipos 1, 2, 3 e 4, esse último encontrado apenas na Costa Rica. A diferença entre eles está no grau de violência encontrada no ser humano. No Brasil, a incidência ainda se limita aos tipos 1 e 2, sendo 1 a dengue clássica e a 2, a dengue hemorrágica. Geralmente, quando contaminado pela primeira vez, a pessoa contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco maior de contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte.

O ciclo de transmissão acontece da seguinte forma: o mosquito Aedes aegypti pica uma pessoa com dengue. O vírus se desenvolve dentro do mosquito que, após 8 a 12 dias, passa a ser transmissor da doença. Esse mosquito infectado, picando uma pessoa sadia, passa o vírus da dengue e esta pessoa fica doente. Não há transmissão pelo contato direto de uma pessoa doente para uma pessoa sadia. Também não há transmissão pela água, por alimentos ou por quaisquer objetos. A dengue também não é transmitida de um mosquito para outro. O mosquito é ativo durante o dia, podendo picar várias pessoas diferentes, o que explica a rápida explosão das epidemias de dengue.

DICAS
A água sanitária é uma das mais fáceis e poderosas armas no combate ao mosquito transmissor. Basta colocar uma colher de chá em um litro de água e pulverizar nas plantas, acabando com os possíveis focos.

A vela de citronela tem um cheiro parecido com o do limão e espanta o mosquito da dengue, se ficar acesa o dia inteiro. Por causa da procura, o preço da vela aumentou bastante, chegando a R$ 9 a unidade. Mas é possível fazê-la em casa rapidamente, ao custo de R$ 3,07.

1. Separe o material para fazer a vela: um recipiente pequeno de barro, um copo de parafina em pó (encontrada em lojas de artesanato), oito mililitros de óleo de citronela, uma colher de café de corante amarelo (opcional) e um pavio para vela.

2. Coloque a parafina sobre uma mesa, forrada com um plástico para não sujar. Adicione o corante e misture até ficar bem amarelo

3. Adicione o óleo de citronela e misture bem. A vela está pronta, mas provavelmente não terá a consistência de uma vela comum, podendo ficar um pouco esfarelada. Não há problema: funcionará do mesmo jeito.

4. Coloque um pouco da mistura no recipiente de barro, ponha o pavio 
e preencha o resto do vaso. Aperte bem para não vazar e para o pavio não sair do lugar.

A vela está pronta para ser usada e dura, em média, três dias. Quando a vela acabar de queimar, o recipiente pode ser usado para fazer outras velas.

GUERRA CONTRA A DENGUE.
O verão está chegando e, junto com ele, o perigo de uma nova epidemia de dengue. É durante os meses mais quentes que o Aedes aegypti, transmissor, mais se reproduz e ataca. Por isso a campanha "Comigo Não Tem Mosquito!" está de volta.

Em fevereiro e março deste ano, durante a epidemia que atingiu mais de 30 mil pessoas no estado, o Viva Rio mobilizou e treinou cerca de 1.500 voluntários. Eles orientaram a população distribuindo informativos impressos, visitando residências em favelas e organizando mutirões de limpeza para a eliminação de focos do Aedes aegypti.

Desta vez vamos começar a agir antes do mosquito! Seja você também mais um voluntário na guerra contra a dengue! 


Atendimento
Telefone: (32) 3536-1126
atendimento@saaesenadorfirmino.com.br
Endereço
Rua Pio XII, N?40 - Centro
Senador Firmino - Minas Gerais
CEP: 36540-000
Serviço Autônomo de Água e Esgoto ?2015 Direitos reservados.
DV9 Soluções Digitais

DV9 Soluções Digitais

Piaget, Chopard and Zenith had set up benches with one of their master swiss replica watches watchmakers working on one or more trademark movements of the manufactures, while Jaeger-LeCoultre hosted a public workshop replica watches sale with participation fees going to a charity organization. My first stop was at Chopard where I saw their watchmaker trying breathe new life into what appeared to be a very intricate swiss replica watches movement. The piece turned out to be the L.U.C. 1.96 QP, which is an in-house made, modular, perpetual calendar movement. Modular means that there is a completely functional base movement with the basic replica watches sale functions of hours, minutes, seconds and maybe a simple day of the week. Then, there is a module (seen on the image above) which is replica watches much like a special extension for the base movement. It contains one or more complications and cheap replica watches is installed on top - or under - the base movement.