O sistema de abastecimento de água de Senador Firmino, começou a ser operado em 1980. A água que é distribuída à população é captada através de uma barragem no Ribeirão São Francisco, através de duas tomadas simples, uma na margem direita e outra na margem esquerda do mesmo. Composta por duas adutoras; uma em PVC de 200 mm e outra em PVC diâmetro 150 mm, com uma extensão de 3200 m cada, que conduz a água em seu estado bruto até a Estação de Tratamento de Água, onde recebe o tratamento através de várias etapas, como:
1) Coagulação - Consiste na aplicação de produtos como o sulfato de alumínio, que tem como função básica agrupar as partículas de sujeira em suspensão na água bruta, formando pequenos coágulos.
2) Floculação - É a formação de flocos de sujeira, a partir da movimentação da água em tanques específicos dentro da ETA, que misturam os coágulos, que assim ficam maiores e mais pesados.
3) Decantação - Nesta etapa, os flocos formados na etapa de floculação, aqui, pela ação da força da gravidade, acumulam-se no fundo dos tanques de decantação, separando-se da água.
4) Filtração - Pode ser que a água chegue a esta etapa do processo de tratamento contendo ainda alguma sujeira. Por isso, e por segurança do produto, ela passa também por filtros especiais para eliminação das impurezas restantes.
5) Desinfecção - A água já está limpa quando chega a esta etapa. Então ela recebe adição de cloro, que elimina os germes nocivos á saúde, garantindo também a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios domiciliares.
6) Correção de PH - É feita através da adição de cal. A correção do PH é necessária para evitar possíveis corrosões nas tubulações durante a distribuição de água.
7) Fluoretação - Com a água já limpa e filtrada, nesta etapa ela recebe a aplicação de uma dosagem de composto de flúor, que contribui no combate às cáries, principalmente no período de formação dos dentes.
Clique aqui, acesse a estrutura organizacional do SAAE Senador Firmino