O SAAE

A água que servia a população do antigo arraial de Conceição do Turvo corria por sulcos feitos no chão, mantidos a descoberto, sem oferecer, portanto, as condições mínimas de higiene.

Do ponto mais alto do Córrego dos Lanas, descia a água em direção ao centro do arraial, onde a mesma era distribuída à população e às residências. As casas que eram mais distantes do centro captavam a água em poços e cisternas construídos pelos próprios proprietários, onde por meio de bomba a água era levada até as residências. Uma bica desembocava no centro do arraial, onde em 1940, o Prefeito Municipal Professor Cícero Torres Galindo construiu uma balaustrada e uma cascata por onde a água descia, e muitas pessoas buscavam aí baldes de água para o consumo residencial. Na década de 1960, o Prefeito Municipal Noé de Oliveira Fernandes, ao reformar a Praça Raimundo Carneiro, construiu um chafariz que utilizava essa mesma água que descia pela cascata. Outra mina que abastecia a cidade era a localizada na propriedade do Sr. José Nicolau Calderano (Ziquinha Calderano), a água também era levada por meio de sulcos abertos no chão e abastecia as residências do Largo Santo Antônio. Havia uma terceira mina que vinha da Chácara e através de sulcos desembocava no Chafariz (Careta) atrás do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, construído por volta da década de 1940, pelo Padre Cícero Machado Sales.

Essa situação do abastecimento de água na cidade continuou até 15 de setembro de 1967, quando o Prefeito Municipal Nilton Ferreira Pinto, através da Lei Municipal no 405, autorizou o início da construção e ampliação do Serviço de Água e Esgoto da sede do município. Essa iniciativa de implantar o sistema de abastecimento de água na cidade partiu da ideia do pároco da época Padre Henrique Silvino Alves.

Em 1972, na gestão do Prefeito Municipal Silvério Gomes Durso deu-se início ao abastecimento de água potável em Senador Firmino. Em 1974, o Prefeito Municipal Elias Flores Mussi iniciou os melhoramentos do Serviço de Abastecimento de Água da cidade. E em 17 de julho de 1975, através da Lei Municipal no 498, foi autorizada pelo mesmo prefeito a assinatura de um convênio com a Fundação de Serviços de Saúde Pública (Fundação SESP), para a construção do Serviço de Abastecimento Público de Água em Senador Firmino.

Em 12 de abril de 1978, o Prefeito Municipal Professor Cléber José Pereira, através da Lei Municipal nº 524, autorizou que se iniciasse o processo de criação da Autarquia Municipal do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em Senador Firmino. Em 02 de maio de 1980, na gestão do Prefeito Municipal Sebastião Firmo (Batié) a Lei Municipal nº 545 cria a Autarquia Municipal do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em Senador Firmino. E em 18 de maio do mesmo ano, era inaugurada, pelo mesmo Prefeito Municipal, a Estação de Tratamento de Água do SAAE no município.

A Fundação SESP, hoje Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), órgão do Ministério da Saúde, administrou o SAAE desde sua criação. De 2002 em diante, devido ao rompimento do Convênio de Administração pela Fundação Nacional de Saúde a Autarquia passou a ter seu Diretor nomeado pelo Chefe do Poder Executivo.

Fonte Histórica: Rodrigo Celi