Qualidade da Água

Descrição do Sistema

O sistema de abastecimento de água de Senador Firmino, começou a ser operado em 1980. A água que é distribuída à população é captada através de uma barragem no Ribeirão São Francisco, através de duas tomadas simples, uma na margem direita e outra na margem esquerda do mesmo. Composta por duas adutoras; uma em PVC de 200mm e outra em PVC diâmetro 150mm, com uma extensão de 3200m cada, que conduz a água em seu estado bruto até a Estação de Tratamento de Água, onde recebe o tratamento através de várias etapas, como:

1 - Coagulação: Consiste na aplicação de produtos como o sulfato de alumínio, que tem como função básica agrupar as partículas de sujeira em suspensão na água bruta, formando pequenos coágulos.

2 - Floculação: É a formação de flocos de sujeira, a partir da movimentação da água em tanques específicos dentro da ETA, que misturam os coágulos, que assim ficam maiores e mais pesados.

3 - Decantação: Nesta etapa, os flocos formados na etapa de floculação, aqui, pela ação da força da gravidade, acumulam-se no fundo dos tanques de decantação, separando-se da água.

4 - Filtração: Pode ser que a água chegue a esta etapa do processo de tratamento contendo ainda alguma sujeira. Por isso, e por segurança do produto, ela passa também por filtros especiais para eliminação das impurezas restantes.

5 - Desinfecção: A água já está limpa quando chega a esta etapa. Então ela recebe adição de cloro, que elimina os germes nocivos á saúde, garantindo também a qualidade da água nas redes de distribuição e nos reservatórios domiciliares.

6 - Correção de PH: É feita através da adição de cal. A correção do PH é necessária para evitar possíveis corrosões nas tubulações durante a distribuição de água.

7 - Fluoretação: Com a água já limpa e filtrada, nesta etapa ela recebe a aplicação de uma dosagem de composto de flúor, que contribui no combate às cáries, principalmente no período de formação dos dentes.

Direito do Consumidor

Art. 6º da Lei 8,078 – São direitos Básicos do consumidor:

Inciso III – A informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificações corretas da quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre riscos que se apresentam.

Art. 31 – a oferta e apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores.

Para se ter certeza da qualidade da água, são realizadas várias análises:

Física

Verifica-se a cor, o cheiro, sabor da água e sua turbidez (ou seja, alterações na sua transparência devido a resíduos não eliminados);

Química

Verifica-se a presença de materiais orgânicos ou inorgânicos que afetam a saúde das pessoas.

Bacteriológica

Verifica-se há existência de coliformes, totais e fecais.